terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Herbicidas podem ser causa de animais bicéfalos

O nascimento de animais com má formação genética ainda causa espanto nas pessoas pelos impressionantes tipos de deformações.
Zaidan afirma que durante a fase fetal ocorre uma proliferação celular na área onde os tecidos se formam. "Em algumas ocasiões, um agente tóxico pode interferir no desenvolvimento do embrião, gerando um animal com má formação genética."
"Colocar herbicida no pasto pode intoxicar o alimento que será ingerido pelo animal, e, neste caso, também depende da quantidade de substâncias tóxicas presentes na comida e quanto o animal se alimentou."
Mas a professora é cautelosa ao enunciar as possíveis causas para as anomalias e afirma que outros factores podem ser os causadores do defeito, além dos herbicidas. "A deformidade no animal também pode ser de natureza hereditária, funcional, metabólica e comportamental", informou.
Segundo a professora, uma pequena percentagem de anomalias ocorre por causa de um mau cruzamento antes da reprodução. "Muitas vezes são deficiências hereditárias adquiridas geneticamente, mas a falta de nutrientes saudáveis na alimentação do animal também pode ser um factor determinante", destacou.
Sobre a possibilidade do animal sobreviver com a anomalia, ela explicou que depende muito do tipo de má formação, já que existem vários exemplos de problemas genéticos. "Existem defeitos compatíveis e outros incompatíveis com a vida. Em algumas delas, o animal pode sobreviver e adaptar-se à vida com o seu defeito".
No caso da criação de gado, Zaidan explicou que geralmente acontece o sacrifício, por "menor que seja" o problema, e "mesmo que o animal seja saudável", para futuramente não trazer problemas à reprodução.

.
Nota pessoal:
.
De facto a natureza é bela e fenomenal, mas por vezes também gera "produtos" deformados, que neste caso, na sua maioria são causados por um factor humano, mas também existe a vertente hereditária, que é um erro natural, será importante perceber as origens e as causas destas deformações.

1 comentário:

João Miguel disse...

Está mais que provado que a administração de produtos tóxicos tem sérios problemas. Contudo, não se pode excluir os factores hereditários que são preponderantes e responsáveis pela maior parte das alterações sofridas ao longo da vida. Esta situação e muito semelhante a uma que estudamos quando uma mãe consumia álcool e drogas durante um período de gestação e tudo isso iria afectar gravemente o seu descendente com, nomeadamente, atrasos mentais!!