domingo, 9 de dezembro de 2007

DNA evitará consanguinidade entre tigres siberianos


O maior centro mundial de criação de tigres siberianos, uma das dez espécies em maior risco de extinção, completou um registo de DNA dos seus exemplares para evitar a consanguinidade e, com ela, a "degeneração" da espécie, segundo a imprensa local.
"Completamos a recompilação de amostras de DNA dos 700 tigres do centro. Só faltam os cem filhotes nascidos este ano", afirmou Liu Dan, veterinário-chefe do Centro de Criação de Felinos de Hengdaohezi, na província de Heilongjiang, nordeste da China.
O objectivo da iniciativa é "estabelecer uma árvore genealógica dos exemplares, a fim de garantir a pureza da espécie e evitar a degeneração genética" devido aos cruzamentos entre parentes, explicou.
Segundo o grupo ecologista WWF, apenas 500 tigres siberianos vivem actualmente em estado selvagem no seu habitat, a região de fronteira entre a Sibéria russa, o noroeste chinês e a parte setentrional da Coreia do Norte.
A grande maioria está em território russo, enquanto na China só restam de 10 a 17.
Para protegê-los da extinção, o Governo chinês decidiu criar em 1986, com apenas oito indivíduos, o centro de Hengdaohezi, cujos responsáveis planejam libertar no futuro cerca de 620 exemplares.


Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2111379-EI8145,00.html

Nota pessoal:

Sem dúvida uma noticia muito agradável, que poderá ser a cahve para uma luta quase impossivel, que é preservar o tigre siberiano, um animal esplendoso e magnifico. Esta descoberta poderá ser a chave, pois a consanguinade é o grande problema quando o número de exemplares de uma espécie começa a ser reduzido. Acredito que esta descoberta possa contribuir muito para a preservação desta espécie durante bastantes anos.


1 comentário:

João Miguel disse...

Concordo contigo Ruben. Contudo, o facto de ser uma espécie em risco de extinção, ter uma consanguinidade semelhante significa que os indivíduos são semelhantes geneticamente entre si e portanto estão “menos” adaptados a possíveis alterações que possam ocorrer, nomeadamente alterações climáticas!