sexta-feira, 7 de março de 2008

Cabelos "gravam" características da água que bebemos

.
Uma equipa de investigadores norte-americanos descobriu um método para determinar o local onde alguém bebeu água através de uma análise ao seu cabelo.
A técnica consiste em identificar os isótopos de hidrogénio e oxigénio existentes na água da torneira local, que variam de região para região e ficam "registados" no cabelo.Ou seja, analisando um cabelo é possível relacionar os isótopos de hidrogénio e oxigénio lá presentes com os da água potável de determinado local.A equipa de investigadores da Universidade de Utah analisou a composição da água da torneira de várias regiões dos Estados Unidos e recolheu amostras de cabelo em 65 barbearias do país.Com base na comparação desses dados, elaboraram um mapa dos Estados Unidos onde correlacionam a composição do cabelo humano com a geografia.Apesar de o mapa não permitir identificar localizações exactas, «pode não ser possível distinguir Chicago de Kansas City», dizem os cientistas, ele fornecem uma ideia geral. «É possível distinguir entre o Utah e o Texas», asseguram.«Nós somos o que comemos e bebemos, e isso fica gravado no cabelo», explica Thure Cerling, um geólogo e co-autor do estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.

.
.
Reflexão pessoal:
.
De facto a tecnologia está cada vez mais avançada, esta técnica pode ser benéfica no combate á criminalidade embora possa não parecer. Mas sobretudo ficamos com a sensação que tudo é possivel, e associadas a esta técnica podem surgir outras.

2 comentários:

João Miguel disse...

Interessante. Muito interessante…eu só gostava de saber que tipo de água marca os cabelos de um alcoólico!!! Ou melhor, será que marca? Sinceramente acho que este estudo não tem muita lógica…mas até pode estar correcto! Mas no meu entender não tem fundamento…mas Ruben é na mesma uma boa e interessante postagem…

Valter Fernandes disse...

Boa...quando tal estaremos a ver filmes policiais onde o inspector diz..."temos provas no seu cabelo em como esteve na fonte do crime..."

Bem é fantastico ver até onde chegamos...à sempre novas descobertas...embora algumas sejam estranhas...mas temos que ver que ja foi estranho pensar que a Terra gira à volta do Sol.