sábado, 12 de janeiro de 2008

Identificados genes ligados a 7 doenças hereditárias

O maior estudo já realizado sobre doenças hereditárias identificou 15 novos genes que podem ser considerados factores de risco para pelo menos sete doenças, incluindo diabetes e distúrbio bipolar. O estudo, publicado na revista Nature, analisou o DNA retirado de amostras sanguíneas de 14 mil pessoas (2 mil para cada tipo de doença), que foram comparadas com as amostras de 3 mil pessoas saudáveis.
Como resultado, os cientistas envolvidos no estudo encontraram variações genéticas associadas a distúrbio bipolar, doença de Crohn, doença coronária, hipertensão, artrite reumática e diabetes dos tipos 1 e 2. Em poucos meses, os pesquisadores descobriram 15 genes com os quais nunca haviam sido associadas doenças.
As descobertas, comemoradas pelos cientistas como revolucionárias, devem-se em boa parte ao facto de eles terem utilizado um método muito mais rápido e preciso de vasculhar o genoma do que o que se usava antes.
Pallab Ghosh, especialista em ciência da BBC, afirma que antes o trabalho era como pescar em meio aos cerca de 25 mil genes que compõem o genoma, o que fazia com que o processo fosse lento e pouco confiável. Desta vez, diz Ghosh, a busca foi feita de forma muito mais sistemática, o que permitiu realizar a busca em todo o património genético do grupo estudado.
Os cientistas acreditam que, no futuro, seja possível submeter as pessoas a testes em busca de combinações de genes específicas que revelem o risco que elas correm e assim orientá-las a mudar o seu estilo de vida ou realizar exames de rotina.
Uma das descobertas mais surpreendentes está ligada a um gene, até então desconhecido, associado a diabetes do tipo 1 e doença de Crohn, uma inflamação do intestino, o que sugere que eles têm caminhos biológicos parecidos. O projecto do WTCCC já contribuiu para estudos recentes sobre o gene da obesidade, além de três novos genes ligados a diabetes do tipo 2 e a uma região genética no cromossoma 9 associada a doenças coronárias.
.
.
Nota pessoal:
.
De facto todos os dias assistimos a descobertas, relacionadas com doenças humanas, que são um grande problema para toda a população, pois muitas delas ainda não têm cura. Com mais esta contribuição para o combate ás doenças hereditárias, e com outras que possam surgir, acredito que em breve vai ser possivel controlarmos as doenças hereditárias, de modo a que não tenham efeitos graves nas pessoas portadoras de tais doenças.

Sem comentários: