domingo, 16 de março de 2008

Aulas práticas
.
Dado por terminado o segundo período lectivo, faço aqui uma reflexão global acerca das aulas práticas. Como já vem sendo hábito, as aulas práticas foram usadas exclusivamente para a realização de projectos e trabalhos práticos, como tinha sido pré definido pelo professor no inicio do ano lectivo. Foi muito bom conseguirmos conciliar as aulas teóricas com as práticas sem usar umas para compensar outras, de facto as aulas práticas até ao momento foram muito proveitosas no meu ponto de vista.
Já realizei até ao momento, em conjunto com os meus colegas várias actividades práticas, que foram todas bastante interessantes. Estas aulas têm contribuído muito para um aperfeiçoamento das técnicas de laboratório e têm sido muito ricas em matéria biológica.
Na minha opinião as aulas práticas realizadas até ao momento foram excelentes e espero que assim continuem até ao final do ano lectivo.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Localizada região do cérebro responsável pelo instinto maternal

Investigadores da Universidade de Oxford, Reino Unido, afirmam ter localizado a região do cérebro que activa o desejo de proteger e cuidar das crianças, o chamado instinto maternal e paternal, revela um estudo hoje divulgado. Um grupo de pediatras, psiquiatras e neurologistas britânicos afirma ter localizado na área do cérebro conhecida como "córtex orbitofrontal medial" (localizada acima dos olhos) a região que é activada quando os adultos visionam as crianças, criando uma necessidade de as proteger e cuidar. A área cerebral em causa está ligada à região que trata do reconhecimento de rostos e é também uma peça-chave para o controlo das emoções, segundo os especialistas. Além de contribuir para compreender os chamados instintos paternal e maternal, os investigadores afirmam que o estudo pode ser útil na identificação e tratamento da depressão pós-parto, sintoma que afecta cerca de 15 por cento das mulheres e três por cento dos homens nos países desenvolvidos.Para medir a função que a região do cérebro em causa desenvolve nos instintos humanos, os cientistas analisaram a actividade cerebral de voluntários que, sentados diante de um monitor, tiveram de carregar num botão assim que uma imagem de uma cruz projectada mudava de cor.Entre as imagens projectadas, também foram exibidas rapidamente fotos de adultos e crianças que os voluntários não conheciam.O mapeamento cerebral instantâneo realizado evidenciou que, enquanto não havia qualquer reacção perante as imagens dos adultos, um grande estímulo cerebral era detectado quando os voluntários viam as fotos das crianças.O afecto sentido pelas crianças e o instinto que leva a cuidar das crias tinha até agora uma explicação darwinista e outra etológica.A primeira, de Charles Darwin, afirma que se trata de um instinto desenvolvido evolutivamente para assegurar a continuidade da espécie; a segunda, do prémio Nobel Konrad Lorenz, indica que a cara e as expressões das crianças representam estímulos que activam uma resposta imediata.De acordo com os investigadores britânicos, a velocidade com a qual o "córtex orbitofrontal medial" dos voluntários era activado (um sétimo de segundo) quando visionavam as crianças, indica que a reacção não pode ter uma origem consciente ou cultural. «Acreditamos que a resposta imediata nos leva a tratar crianças de maneira especial», considerou Morten Kringelbach, neurocientista e um dos principais autores do estudo, citado pela Reuters.«A resposta cerebral é tão rápida que temos quase a certeza absoluta de que não há controlo consciente sobre ela», acrescentou.
.
.
Reflexão pessoal:
.
A natureza é de uma ordem fantástica, pois apresenta-se encadeada de uma forma perfeita.
Os instintos maternais sao cruciais para a existência da vida humana. É bom saber que é agora conhecida a região responsável pelos instintos maternais e paternais, pois como menciona o artigo, muitas mulheres sofrem uma depressão pós parto, e assim esta pode ser combatida mais facilmente..

domingo, 9 de março de 2008

Nova descoberta no sistema imunitário pode ajudar a combater alergias
.
Uma equipa internacional de cientistas descobriu um mecanismo que pode ser responsável por doenças como a febre dos fenos ou outras reacções alérgicas, visto que impede a auto-regulação normal do sistema imunitário.A investigação mostrou que um gene conhecido por GATA-3 pode bloquear o desenvolvimento de células T reguladoras no sistema imunitário ao isolar outro gene. Este, o FOXP3, é fundamental para as células T reguladoras, já que, se for bloqueado, deixam de ser produzidas aquelas células.Os investigadores do Imperial College de Londres, do Instituto Suíço de Investigação sobre Alergia e Asma e de outras instituições internacionais, esperam que a descoberta, hoje divulgada pela revista PLoS Biology, abra caminho ao desenvolvimento de terapias que tratem as alergias através do bloqueio daquele mecanismo.Sendo capazes de desenvolver terapias que impeçam o bloqueio do FOXP3, os cientistas esperam conseguir que as células T reguladoras voltem a trabalhar normalmente.As células T reguladoras têm uma importância vital para evitar reacções alérgicas em pessoas saudáveis, por manterem as outras células sob controlo, suprimirem células pró-alérgicas conhecidas por células Th2 e impedirem o sistema imunitário de atacar o corpo sem razão para isso.Em pessoas com alergias, alguns tipos de células do sistema imunitário, nomeadamente as Th2, podem identificar por engano como perigoso determinado alergeno, como o pólen. Neste caso, sempre que a pessoa volta a encontrar aquele alergeno, essas células promovem a produção de anticorpos para o atacar, provocando uma reacção alérgica."A descoberta vai ajudar-nos a compreender como é que as pessoas saudáveis são capazes de tolerar alergenos e o que precisamos de fazer para reinduzir tolerância no sistema imunitário de pacientes com alergias", afirmou Carsten Schmidt, principal autor do estudo e investigador do National Heart and Lung Institute do Imperial College.Os cientistas chegaram às suas conclusões depois de analisarem genes relacionados com as células T reguladoras e a forma como eles interagem, e confirmaram-nas com modelos de ratinhos, mostrando que os geneticamente alterados para exprimirem o gene GATA-3 em todas as células T revelaram enormes defeitos na produção de células T reguladoras.
.
Reflexão pessoal:
.
Na minha opinião esta descoberta poderá ser bastante útil no futuro, como todos sabemos as alergias afectam uma grande parte da população, e são muito incomodas para quem as tem. Com esta descoberta em breve poderemos ter uma boa solução para combater as alergias de uma forma eficaz.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Cabelos "gravam" características da água que bebemos

.
Uma equipa de investigadores norte-americanos descobriu um método para determinar o local onde alguém bebeu água através de uma análise ao seu cabelo.
A técnica consiste em identificar os isótopos de hidrogénio e oxigénio existentes na água da torneira local, que variam de região para região e ficam "registados" no cabelo.Ou seja, analisando um cabelo é possível relacionar os isótopos de hidrogénio e oxigénio lá presentes com os da água potável de determinado local.A equipa de investigadores da Universidade de Utah analisou a composição da água da torneira de várias regiões dos Estados Unidos e recolheu amostras de cabelo em 65 barbearias do país.Com base na comparação desses dados, elaboraram um mapa dos Estados Unidos onde correlacionam a composição do cabelo humano com a geografia.Apesar de o mapa não permitir identificar localizações exactas, «pode não ser possível distinguir Chicago de Kansas City», dizem os cientistas, ele fornecem uma ideia geral. «É possível distinguir entre o Utah e o Texas», asseguram.«Nós somos o que comemos e bebemos, e isso fica gravado no cabelo», explica Thure Cerling, um geólogo e co-autor do estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.

.
.
Reflexão pessoal:
.
De facto a tecnologia está cada vez mais avançada, esta técnica pode ser benéfica no combate á criminalidade embora possa não parecer. Mas sobretudo ficamos com a sensação que tudo é possivel, e associadas a esta técnica podem surgir outras.

domingo, 2 de março de 2008

Cientistas identificam moléculas que protegem espermatozóides do sistema imunitário feminino
.
Descoberta pode revelar pistas sobre disseminação do cancro e Sida no corpo humano.
Um estudo sobre o comportamento do espermatozóide no corpo feminino pode revelar pistas importantes sobre a forma como as células cancerígenas e os vírus, como o VIH, conseguem disseminar-se no corpo humano. Segundo a BBC, cientistas britânicos conseguiram identificar moléculas situadas na superfície do espermatozóide que previnem o ataque pelo sistema imunitário feminino. Refira-se que, sendo considerados estranhos aos organismo, os espermatozóides poderão ser atacados por anticorpos da mulher. Então, essas moléculas protegeriam o espermatozóide, permitindo que ele entrasse no corpo da mulher sem ser detectado pelo seu sistema imunológico, o mesmo “truque” que poderá ser usado por células cancerígenas. A equipa de pesquisadores do Imperial College de Londres acredita que esta protecção é dada pelas glicoproteínas, que são moléculas de açúcar encontradas tanto na superfície do espermatozóide como também em algumas células cancerígenas e em amostras de sangue infectado com VIH. Segundo os cientistas, as células que contém a glicoproteína conseguem passar despercebidas pelo sistema imunitário e são protegidas de ataques, quando colocadas noutro organismo, como no caso de um transplante de órgãos, por exemplo. Isso explicaria como células infectadas com doenças como o cancro, por exemplo, conseguem espalhar-se pelo corpo. O estudo foi publicado na revista científica “Journal of Biological Chemistry”. O próximo passo dos investigadores, refere a BBC, é descobrir o mecanismo usado pelas glicoproteínas para se fazerem passar por inofensivas ao sistema imunitário.
Segundo Anne Dell, líder da pesquisa, o estudo pode abrir caminho para a descoberta de novos tratamentos e prevenção do cancro e outras doenças. «Se as células agressivas do cancro estão a usar os mesmos sinais reconhecidos pelo corpo para enganar o sistema imunitário e passar por inofensivas, precisamos de descobrir como funciona exactamente essa interacção ».
.
.
Reflexão pessoal:
.
Sem dúvida que estamos cada vez mais perto de encontrar uma cura viável para o câncro, e esta descoberta poderá estar relacionada na maneira como o câncro se propaga silênciosamente. Assim como os espermatozóides resistem ao sistema imunitário da mulher, é provável que as células câncerigenas utilizem o mesmo método, que é o que mais importa descobrir ao certo agora.
Aulas práticas

Faço aqui mais um ponto da situação, em relação ás aulas práticas de biologia.
Como aconteceu já no primeiro período lectivo, neste segundo período o conteúdo das aulas práticas, continua do mesmo género. Com a realização de várias actividades, é de salientar aquela que consistiu na elaboração de um projecto, que consistiu no estudo das características do peixe “Platy”, de geração para geração. Toda a turma dividida em grupos elaborou um projecto, que deverá agora ser posto em prática. Na minha opinião esta oportunidade que teremos em acompanhar a transmissão de características do “Platy”, será muito benéfica e interessante.
Numa reflexão global posso dizer que as aulas práticas incentivam bastante o interesse pela biologia, e acrescentam muitos aspectos ao meu conhecimento biológico
.