quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Aulas práticas
.
Depois de chegarmos ao fim das aulas práticas, do primeiro período posso tirar várias conclusões:
Estas aulas decorreram com normalidade e dentro dos conteúdos previstos, penso que foi bastante benéfico a implementação destas aulas, pois são bastante proveitosas e possibilitam-nos ter uma noção mais real da biologia.
Eu pessoalmente gostei destas aulas, foram interessantes e aprendi novas coisas, como também melhorei outros aspectos, como por exemplo o manuseamento do MOC.
Portanto chegado ao fim este período, faço um balanço muito positivo e proveitoso das aulas práticas de biologia, espero que futuramente estas possam ser iguais ou melhores ás passadas
.

domingo, 9 de dezembro de 2007

DNA evitará consanguinidade entre tigres siberianos


O maior centro mundial de criação de tigres siberianos, uma das dez espécies em maior risco de extinção, completou um registo de DNA dos seus exemplares para evitar a consanguinidade e, com ela, a "degeneração" da espécie, segundo a imprensa local.
"Completamos a recompilação de amostras de DNA dos 700 tigres do centro. Só faltam os cem filhotes nascidos este ano", afirmou Liu Dan, veterinário-chefe do Centro de Criação de Felinos de Hengdaohezi, na província de Heilongjiang, nordeste da China.
O objectivo da iniciativa é "estabelecer uma árvore genealógica dos exemplares, a fim de garantir a pureza da espécie e evitar a degeneração genética" devido aos cruzamentos entre parentes, explicou.
Segundo o grupo ecologista WWF, apenas 500 tigres siberianos vivem actualmente em estado selvagem no seu habitat, a região de fronteira entre a Sibéria russa, o noroeste chinês e a parte setentrional da Coreia do Norte.
A grande maioria está em território russo, enquanto na China só restam de 10 a 17.
Para protegê-los da extinção, o Governo chinês decidiu criar em 1986, com apenas oito indivíduos, o centro de Hengdaohezi, cujos responsáveis planejam libertar no futuro cerca de 620 exemplares.


Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2111379-EI8145,00.html

Nota pessoal:

Sem dúvida uma noticia muito agradável, que poderá ser a cahve para uma luta quase impossivel, que é preservar o tigre siberiano, um animal esplendoso e magnifico. Esta descoberta poderá ser a chave, pois a consanguinade é o grande problema quando o número de exemplares de uma espécie começa a ser reduzido. Acredito que esta descoberta possa contribuir muito para a preservação desta espécie durante bastantes anos.


terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Herbicidas podem ser causa de animais bicéfalos

O nascimento de animais com má formação genética ainda causa espanto nas pessoas pelos impressionantes tipos de deformações.
Zaidan afirma que durante a fase fetal ocorre uma proliferação celular na área onde os tecidos se formam. "Em algumas ocasiões, um agente tóxico pode interferir no desenvolvimento do embrião, gerando um animal com má formação genética."
"Colocar herbicida no pasto pode intoxicar o alimento que será ingerido pelo animal, e, neste caso, também depende da quantidade de substâncias tóxicas presentes na comida e quanto o animal se alimentou."
Mas a professora é cautelosa ao enunciar as possíveis causas para as anomalias e afirma que outros factores podem ser os causadores do defeito, além dos herbicidas. "A deformidade no animal também pode ser de natureza hereditária, funcional, metabólica e comportamental", informou.
Segundo a professora, uma pequena percentagem de anomalias ocorre por causa de um mau cruzamento antes da reprodução. "Muitas vezes são deficiências hereditárias adquiridas geneticamente, mas a falta de nutrientes saudáveis na alimentação do animal também pode ser um factor determinante", destacou.
Sobre a possibilidade do animal sobreviver com a anomalia, ela explicou que depende muito do tipo de má formação, já que existem vários exemplos de problemas genéticos. "Existem defeitos compatíveis e outros incompatíveis com a vida. Em algumas delas, o animal pode sobreviver e adaptar-se à vida com o seu defeito".
No caso da criação de gado, Zaidan explicou que geralmente acontece o sacrifício, por "menor que seja" o problema, e "mesmo que o animal seja saudável", para futuramente não trazer problemas à reprodução.

.
Nota pessoal:
.
De facto a natureza é bela e fenomenal, mas por vezes também gera "produtos" deformados, que neste caso, na sua maioria são causados por um factor humano, mas também existe a vertente hereditária, que é um erro natural, será importante perceber as origens e as causas destas deformações.